Mesopotâmia - Vídeo




Responda:
O que havia de mais atual entre as civilizações da Mesopotâmia?
O que há de mais antigo, vindo da Mesopotâmia, em nossa atualidade?

8 comentários:

  1. Quando observamos a civilização mesopotâmica podemos perceber que o modo de organização das cidades, com grandes construções com funções específicas, como o templo para adorar aos deuses e o palácio que serve de moradia do rei, é uma coisa bastante atual, que pode-se comparar com a sociedade de hoje, onde os prédios, principalmente de domínio público, ainda tem uma função específica. Isso se torna ainda mais evidente quando é levado em conta as construções magníficas e extremamente complexas para a época e que até hoje não se sebe exatamente como foram feitas, tendo estruturas comparáveis com o nível de arquitetura atual e que ainda existem até hoje.
    Já nessa atualidade também é possível notar resquícios da cultura mesopotâmica, assim como da influência dos escritos bíblicos que surgiram no contexto histórico da mesma. Ao observarmos o modo com parte da sociedade enxerga o que deveria ser uma punição por um crime, muitos ainda se baseiam no princípio de "olho por olho, dente por dente" no qual foi escrito o Código Hamurabi para formular um pensamento sobre o que seria uma punição "justa" para uma determinada situação, e para isso usam como justificativa as leis bíblicas contidas no primeiro testamento, que também teve grande influência do código de leis babilônico na sua escrita, como podemos constatar através do texto “OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE”: AS RELAÇÕES ENTRE O CÓDIGO DE HAMURABI E A BÍBLIA” de Gabriel Bandeira Alexandre . Assim, percebemos que a o mais antigo vindo da Mesopotâmia presente na nossa sociedade é a visão arcaica de uma punição legitimada por um pensamento religioso, herança de uma civilização onde o imperador era visto como Deus e, consequentemente, seu código de leis era uma representação dessa vontade divina que não deveria ser contrariada.

    Luana Cantalice Dias-201810163611-2018.2-Antiguidade Oriental

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, muito bom. Está redondinho! Mas faltou o link do texto. ;D
      abs
      profe

      Excluir
    2. Referência Bibliográfica: http://simporiente2018proximo.blogspot.com/p/gabriel-bandeira-alexandre.html?m=1

      Excluir
  2. Nome: Felipe Silva de Oliveira
    Matricula: 201810291111

    O que se enxerga de mais atual na Mesopotâmia é o ar grandioso e cosmopolita da Babilônia além da grandiosidade de seus templos e palácios, a diversidade de pessoas de crenças e raças diferentes vivendo e circulando pela grandiosa cidade mesopotâmico, quando olhamos a babilônia a partir dessa perspectiva cosmopolita, é impossível não lembrar do que é hoje as grandes capitais como Nova York, Paris, Londres como centros onde concentram e circulam pessoas de diferentes raças, etnia e crenças. A Babilônia tinha elementos que hoje é visível nessas cidades supracitadas.
    O que se observa de mais mesopotâmico hoje seja o elemento mais importante de nossa sociedade a Bíblia, escrita pelos hebreus como forma de manter a identidade mediante a ameaça de aculturação, acabaria por incorporar, os costumes e tradições e história da civilização mesopotâmica. Um exemplo é a famosa história do jardim do éden que segundo a bíblia se situa no Oriente, porém sem uma exata localização, além disso é notória a influência das leis mesopotâmicas na bíblia como o código de Hamurabi, e outros códigos de leis o mais antigo escrito pelos sumérios à 2000 anos a.c. A Bíblia que é o conjunto de livros que criou as três maiores correntes religiosas do nosso século é o que mais mesopotâmico temos hoje na nossa atualidade.

    Bibliografia : http://www.mentesbereanas.info/antigacivilizacaobiblica.html
    http://galeriabiblica.blogspot.com/2011/08/mesopotamia-os-sumerios.html

    ResponderExcluir
  3. Nome: Gabriel Saldanha Ribeiro dos Santos - 201810290711
    Quando se trata de mesopotâmia, são diversos os aspectos ditos como "modernos" presentes nessa civilização. Como as grandes cidades palacianas com suas grandes construções com funções específicas (templos de adoração a deuses, lojas , centros de medicina, castelos e etc). Além de sua enorme diversidade cultural e étnica, sendo ponto de encontro de diversas populações com costumes próprios. Sendo possível ser feita quase que automaticamente a analogia com cidades contemporâneas como a de São Paulo, Londres e Berlim.
    Outro aspecto considerado moderno da sociedade mesopotâmica é a prática da escrita, sendo possível serem encontrados um número considerável de textos da época como feitos de reis ou eventos históricos. Um exemplo dessa prática é o Código de Hamurabi, feito com o objetivo de instituir uma ideia de lei para todos, um ideal de justiça.
    Em contra partida existem aspectos considerados "antigos" na sociedade atual. Como métodos considerados antiquados presentes no já citado Código de Hamurabi que se perpetuam até a atualidade, coisas como “olho por olho e dente por dente”.
    Os moldes de sociedades patriarcais presentes ainda na sociedade, com a necessidade de uma constante luta de mulheres por direitos. Uma informação relevante é que até pouco tempo atrás a mulher brasileira tinha menos direito que as mulheres cidadãs da antiga mesopotâmia.
    Referência bibliográfica:
    https://www.google.com.br/amp/s/www.infoescola.com/historia/mesopotamia/amp/

    ResponderExcluir
  4. Apesar da mesopotâmia ter sido o berço das primeiras civilizações humanas, ela possui várias características modernas, que atualmente ainda utilizamos em nossa sociedade. Creio que uma que chama mais atenção é a forma de organização das cidades, dividas em classes e monumentos que abrigavam diferentes funções e tipos de cargos, como por exemplo, o templo para adorar aos deuses, o palácio que abrigava a elite da sociedade e etc... O modo de construção desses monumentos é outra característica que utilizamos até o hoje, que é o alto conhecimento de engenharia para construções exorbitantes e magnificas.
    Agora, o que é de mais mesopotâmico na sociedade atual, seria infelizmente um dos chamados códigos de Hamurabi, que seria o “olho por olho, dente por dente”, onde atualmente varias pessoas então tentando utilizar desse preceito para justificar uma punição justa ao criminoso, como coloca-lo em lugares totalmente desumanos, matar, torturar apenas por ter cometido um crime. Esse pensamento é tão forte mundialmente que se reflete até mesmo em obras de ficção, as chamadas HQ´s. Um exemplo bem forte, seria o super-herói “Batman” que tem os pais mortos por um criminoso e vê ai um justificativa para caçar e torturar mentalmente ou ate fisicamente os criminosos da cidade.
    Matheus Leal Griebeler
    Matricula: 201810291611

    ResponderExcluir
  5. Referência bibliográfica: https://www.infoescola.com/historia/mesopotamia/

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.