Instruções de Shuruppak

Desde a época Suméria, dispomos das Instruções de Shuruppak [século -20?], pequeno livro em que um sábio, como mesmo nome, deixa alguns conselhos para seu filho Ziusudra. O texto é simples e direto, e trata de uma série de avisos para que seu filho não se envolva em encrencas. Podemos supor, pois, que o raciocínio por trás do livro é que o melhor meio de resolver dilemas morais é evitá-los. Séculos depois, a História de Ahiqar [século -8?] narra as peripécias do personagem central, Ahiqar, na época do governo de Senaqueribe, soberano da Assíria. A história é ficcional, e possui uma intertextualidade notável com outros textos do Antigo Testamento. Uma das partes do livro trata de uma série de conselhos de sabedoria, enquanto nas outras, Ahiqar aplica os conselhos recebidos para superar os problemas que enfrenta.


Fragmentos

Você não deve falar de forma inadequada; mais tarde isso será uma armadilha para você. [Is]

Você não deve amaldiçoar: isso retornará para você. [Is]

A boca do artista recita palavras; a boca do litigante atrai briga; a boca doce reúne ervas doces. [Is]

Você não deve falar arrogantemente com sua mãe; isso atrairá o ódio para você. Você não deve questionar as palavras de sua mãe e seu deus pessoal. A mãe, como Utu, dá à luz o homem; o pai, como um deus, torna-o brilhante. O pai é como um deus: suas palavras são confiáveis. As instruções do pai devem ser respeitadas. [Is]

Sê eloquente para o que te ouve, mas não apresse uma resposta. [Ha]

Não fale a ninguém sobre aquilo que o machuca. [Ha]

Você não deve demorar-se onde há uma briga; você não deve deixar a briga torná-lo uma testemunha. [Is]

Meu filho, você não deve usar a violência. [Is]

Você não deve viajar durante a noite: ele pode esconder tanto o bem como o mal. [Is]

Não anda na estrada desguarnecido, pois nunca se sabe onde o inimigo se espreita. [Ha]

A justiça vem de Deus. [Is]

Apega-te aos sábios que teme a Deus e seja como eles; evite a companhia de ignorantes, para que não sejas como eles. [Ha]

Para aquele que anda sem descanso, a morte é melhor do que a vida. O choro é seu melhor canto. Mas se ele está com Deus, e o teme, sua vida nunca será ruim, e seu canto será sempre de alegria e regojizo. [Ha]

O meu filho! Se tu me ouvires uma palavra, deixe-a morrer em teu coração, e não a revele para outro, para que não se torne uma brasa viva, não queime a tua língua e cause dor no teu corpo, e que ganhes uma repreensão, envergonhando-te diante de Deus. [Ha]

Não tente parecer melhor do que é. Respeite as mulheres casadas. Nunca fique só, em seu quarto, com uma mulher casada, evitando assim a calúnia e a difamação. [Is]

Você não deve se preocupar indevidamente sobre o que não é da sua casa. [Is]

Você não deve bater no filho de um agricultor: ele construiu seus diques e valas. [Is]

Um coração amoroso mantém uma família; um coração de ódio destrói uma família. [Is]

Você não deve tomar à força uma mulher; você não deve fazê-la chorar. [Is]

Derrama o teu vinho sobre os túmulos dos justos, mas não beba com ignorantes, pessoas desprezíveis. [Ha]

Quem despreza pai e mãe, há de ser mau pai, e será igualmente desprezado. [Ha]

A ovelha que vagueia longe de seus caminhos, se torna comida de lobo. [Ha]

Você não deve julgar quando você bebe cerveja. [Is]

Avalia alguém antes de torná-la sua amiga; pensa bem antes de elogiá-la; louve-a quando merecedora; e não desperdice palavras com quem não é sábio. [Ha]

Você não deve roubar nada.Você não deve entrar em uma casa; você não deve desejar o dinheiro alheio. Um ladrão é um leão, mas depois que ele for capturado, ele será um escravo. Meu filho, você não deve cometer roubo; você não deve se cortar com um machado. [Is]

Você não deve afastar um devedor; ele será hostil para com você. [Is]

Se desejas ser sábio, evita de sua língua mentir, suas mãos roubarem, e seus olhos cobiçarem. Então, serás chamado de sábio. [Ha]

Ó meu filho! Deixe o homem sábio bater-te com uma vara, mas não deixe o tolo ungir-te com pomada doce. [Ha]

Seja humilde em tua mocidade, e serás honrado na tua velhice. [Ha]

Sem subúrbios, uma cidade não tem nenhum centro. [Is]

Remover pedras do caminho com um homem sábio é melhor do que o beber de vinho com um homem estúpido. [Ha]

O ignorante tropeça, cai e se lamenta; o sábio tropeça, cai, e sem se incomodar, se levanta novamente. O ignorante, quando doente, nada o melhora; para o sábio, porém, tem em si seu próprio remédio. [Ha]

A beleza desaparece, mas a inteligência dura. O mundo é vão para quem vive de aparência, mas é durável para quem mantém um bom nome. [Ha]

O QUE HAVIA DE MAIS ATUAL NO PENSAMENTO DE SHURUPPAK E AHIQAR?
O QUE PERMANCEU DESSE PENSAMENTO NOS DIAS DE HOJE?

4 comentários:

  1. Bom dia André!

    Penso que é tão antigo como atual o cuidado com a próxima geração. A preocupação do autor em orienta,sua prole, como proceder nas diversas situações, é a mesma preocupação que hoje os responsáveis tentam passar para seus irresponsáveis. Dessa forma, o que ficou foi transmitir ensinamentos a próxima geração, para que ela tenha uma jornada melhor em sua vida.
    Atenciosamente
    Acirai Lopes de Almeida
    UERJ - Matrícula 204770

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    1. Oie!
      Lembra que tem que ter ao menos 200 palavras, e uma citação embasando seu comentário! =)
      abraço!

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  2. É interessante perceber que as instruções - de Shuruppak" eram uma peça importante na vida sumeriana, e em sua literatura sapiencial. Estavam destinadas a ensinar a piedade "adequada" incutindo conceitos de virtude e preservando as normas seguidas pela comunidade. Sendo aplicado em todo o Antigo Meio Oriente, incluindo o que viria a ser a "terra prometida". Nota-se que preceitos morais devem ser seguidos em função dos resultados negativos, ou pelo aspecto transgressor. As Instruções, contém claramente os preceitos básicos, que 'posteriormente', serão convertidos nos 10 Mandamentos, além de "instruções" e regras, presentes no livro bíblico "Provérbios". O estilo não deixa dúvidas, e seguramente influenciou a escrita da bíblia judaica, tendo como diferença a forma em como está sendo escrita, mas, vale ressaltar que apesar de tanta semelhança, existem grupos que condenam essa ideia e intitulam como meros boato. Para eles tanto Moisés quanto os sumérios e egípcios tiveram uma fonte em comum, mas que, ao contrário das outras versões antigas, a bíblia é a única que mantém o monoteísmo clássico. Como os mitos não tendem a "simplificar" a história, é sugerido que a bíblia seja uma "correção" das histórias antigas herdadas de Noé. Nas instruções Shuruppak fica evidente, pela forma em como é escrita, que são uma série de conselhos, diferentemente de ordens/leis (algo que normalmente associamos a idade antiga). A ideia principal vem de que o mais sábio transmite os ensinamentos para os mais novos (a ideia de pai para filho) através de suas experiências de vida, nada tão diferente como os dias atuais. Desde muito novos somos bombardeados desde muito novos com a ideia do que é certo e do que é errado:
    "você não deve roubar";
    "não minta, isso é feio!"
    "quem come de boca aberta entra mosca!"
    ou como já dizia em "Chaves": "as pessoas boas devem amar seus inimigos" e "a vingança nunca é plena, mata alma e envenena"
    Ideias como essas nos remetem que do mais antigo até os dias mais atuais nós recebemos a todo tempo a ideia do que devemos ou não devemos fazer, algo que normalmente, é transmitido do mais velho para os mais novos.
    Referências:
    Nunes Carreira, José - Mondulações Linguísticas da Sabedoria (Universidade de Lisboa)
    Tatiana dos Santos Constan Amado
    Matricula: 201810165311

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  3. As instruções de Shuruppak (rei sumério, filho de Ubara – Tutu) estão entre as mais antigas literaturas do mundo datadas de cerca de 3.000 AEC (Antes da Era Comum) e podem ser apontadas como as antecessoras sumeriana dos 10 Mandamentos e constam presentes no livro “Provérbios” da Bíblia, o que denota a presença e influência de premissas bíblicas anteriores a epopeia de Moisés e seu povo. Escritas em tom de aconselhamento para seu filho Ziusudra, de forma sumária e dotadas de empirismo, assumem a importância de serem um tipo de manual social, que anunciam sobretudo a intenção de assimilação de parâmetros morais pelos descendentes ao longo do tempo.
    O misto de obviedades com intuições analíticas da sociabilidade da época legitima a intitulação de sábio à quem entende e principalmente respeita de modo prático as instruções e rebaixa sumariamente a ignorante quem não possa tão somente as compreender. Dada a influência, as mesmas balizam a moral e bons costumes sumérios e cravam desde a antiguidade até os dias atuais a modalidade de transferência da sabedoria dos mais anciãos aos mais jovens.
    A leitura deste texto e de fragmentos do conjunto de aconselhamentos nos permite aludir inevitavelmente a lemas e ou ditos populares, que se desdobram até em superstições, os quais permeiam princípios fundamentais das convivências e embora oriundos de tempos longínquos tratam de aspectos sociais de muita valia no presente, como em “Você não deve tomar à força uma mulher; você não deve fazê-la chorar. [Is]” que se pode associar a estupro, tão em voga no presente.
    Isto posto, tomar conhecimento das instruções e saber sua datação permite compreender que o que havia de mais atual nas mesmas era a busca da padronização da moral e da ética de uma sociedade e o que permanece é a materialização da intenção de legar aos descendentes os valores entendidos como corretos em cada época.

    Referência:

    http://ethosproject.blogspot.com/2012/03/verdadeira-origem-dos-10-mandamentos.html

    Rodrigo da Conceição Reis Telles
    Matrícula: 201810163511

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