Conselhos de Ptah-Hotep
Tjati do faraó Djedkaré Isesi, século -21-20.
Fragmentos
Não te envaideças do teu conhecimento. Fala com o ignorante como se este fosse sábio. Não há limite para o exercício da arte e nenhuma técnica é perfeita. [Pt]
Se encontrares alguém discursando perante outras pessoas, dominando o auditório, melhor do que tu mesmo farias, baixa tuas mãos, inclina a cabeça. Não te irrites. Ele jamais cederia aos teus argumentos. Se ele te interromper, quando disseres algo inexato, não te oponhas a que ele fale. Se os seus ouvintes julgarem-no ignorante, deves então tolerar a sua arrogância. [Pt]
Se encontrares algum orador igual a ti e outro a quem possas vencer, não deves ficar silencioso, se ele estiver dizendo erros. Serás aplaudido, considerado superior e teu nome brilhará como o de um sábio entre os Nobres. [Pt]
Se encontrares um orador que te seja inferior, deixa-o só e ele se negará a si mesmo. Não lhe faças perguntas para te divertires, ridicularizando-o, pois é censurável humilhar um pobre de espírito. [Pt]
Se algo for contestável, não o digas. [Pt]
É vasta a influência do homem agradável ao falar. Mas, as facas estão afiadas para quem forçar a passagem, pois a passagem só é permitida no devido tempo. [Pt]
Faz aquilo de que gostas, enquanto estiveres vivo. Nada mais. Não te apresses em satisfazer teu coração. [Pt]
A alma não gosta de ver desperdiçado o tempo que lhe deve ser dedicada. [Pt]
Executa a tua tarefa diária, porém, não te esforces mais do que o necessário para o sustento da tua família. Quando estiveres rico, então satisfaz os teus gostos. [Pt]
Se alguém lavrou o campo, cuide da colheita para que Amon a faça maior. [Pt]
O elogio vale mais para o nobre do que a violência. Evita amedrontar o povo. [Pt]
Não te exaltes para não seres humilhado. [Pt]
Fica em paz na tua casa. [Pt]
Se alguém for um chefe político, execute bem os planos que tiver elaborado, procedendo de modo que no futuro não se ouçam queixas e recriminações. [Pt]
Se alguém for um chefe político, ouça atencioso às palavras daquele que lhe fizer pedidos. Deixe-o à vontade para dizer tudo quanto deseja expor. [Pt]
Tome interesse em atender ao pedido que lhe for feito por um requerente, de modo que este fique satisfeito, mais do que qualquer outro. [Pt]
A Amon aborrece o excesso de palavras. [Pt]
O nosso alimento depende de Amon. Só o ignorante é quem o nega. [Pt]
Amon escolhe o chefe de um clã. Não sejas ambicioso como o teu vizinho. [Pt]
Se fores poderoso, serás respeitado pelo teu saber e nobreza. [Pt]
Amon dispõe de nós. [Pt]
Amon gosta daquilo que Ele faz. [Pt]
Jamais se realizam os planos dos homens. Amon resolve o que há de acontecer. [Pt]
Quando alguém estabelecer um lar, deve dar à esposa o amor a que ela tem direito. Dê-lhe alimento e vestuário como também perfumes. Faça-a sentir-se feliz, enquanto o esposo viver, pois a mulher é preciosa a quem possuí-la. Não deve ser grosseiro. A delicadeza vence-a melhor do que a violência. Dê-lhe aquilo que ela deseja e vê. Isso fará que ela esteja sempre ao lado do esposo. [Pt]
Em uma casa, não faltará o alimento para os que vivem nela. O dono da casa deve sustentar os que vivem em seu lar, pois Amon lhe fornece recursos para isso. A fartura em uma casa será lembrada, nos tempos de penúria. Quando voltar a abastança, todos devem estar alegres. Não haverá tranquilidade na cidade onde os servidores das casas vivem na miséria. [Pt]
Quem for sensato não deixará de ter um filho. O bom filho é um presente de Amon e vai além do que o pai espera dele. O seu procedimento é reto e o seu coração deseja que os seus atos excedam as suas boas intenções. [Pt]
Se o filho procede segundo o exemplo do pai e cuida dos interesses do progenitor, então será o filho querido da alma do pai. Neste caso, o progenitor não deixará de amá-lo, pois o filho terá o direito de queixar-se a Amon. [Pt]
E lícito alguém recorrer a uma pessoa íntima, no momento de aflição, pois o estranho não lhe dará alívio. Se um filho aceitar os conselhos do pai, nada de mal lhe acontecerá. Amon deseja obediência. Amon desgosta da desobediência. [Pt]
E gloriosa a obediência do filho. A obediência é melhor do que tudo, pois o amor origina-se da obediência. Quem obedece será depois obedecido. Como é bom quando o filho ouve o pai e como é agradável ao pai falar ao filho. Esse filho será bom como senhor e quem ouvi-lo obedecerá ao pai que lhe falou. Esse filho terá beleza de corpo e o respeito do pai, cuja memória não se anulará na memória daqueles que o conheceram. [Pt]
A reputação do filho de um homem é uma glória paterna e o seu bom caráter será sempre lembrado. O filho obediente é um "Devoto de Hórus". Será feliz e honrado quando chegar à velhice. Ele dará aos filhos os conselhos que ouviu do pai [Pt]
O silêncio é de ouro [Pt]
Jamais reveles a outrem o que alguém te confiou, abrindo-te o seu coração. [Pt]
Se queres ser um homem perfeito, aperfeiçoa o teu coração. [Pt]
O teu silêncio é mais útil do que a abundância de palavras. [Pt]
Deixa o teu coração sofrer, mas domina a tua palavra. O segredo mais íntimo revela-se no silêncio. [Pt]
Se pretendes a estima de alguém, sê amável do começo ao fim da tua conversa. Se queres que a amizade perdure, ao entrares na casa alheia, como senhor, irmão ou apenas amigo, todas as vezes que entrares, toma o cuidado de não te aproximares do aposento das mulheres. [Pt]
Não há felicidade na casa onde isso acontecer. Milhares de homens foram desgraçados pelo prazer de um momento breve como um sonho. Até a morte pode sobrevir por esse prazer. Isto é uma miséria! [Pt]
O homem que não é bom camarada não se comove facilmente. Mas, o seu rosto permanece triste diante de quem for amável para com ele. Essa pessoa causa tristeza à sua mãe e aos seus amigos. [Pt]
Seja a tua face tranquila, enquanto viveres. Depois de uma discussão, olha para o teu adversário. Isso acalma o ânimo do teu amigo e causa ansiedade ao teu inimigo. Essas pessoas fazem o amor crescer. [Pt]
A riqueza nada significa para quem está exausto. Um simples copo d’água mata a sede, uni caldo de verduras sustenta o corpo. [Pt]
Mas, as boas maneiras são mais raras do que a esmeralda, embora seja possível encontrá-las entre as mulheres escravas nos moinhos. [Pt]
E sublime a Retidão, que jamais foi desprezada desde os tempos de Osíris. E punido o transgressor das suas leis. O malvado jamais terá um bom fim. [Pt]
Já foram estabelecidos os limites da Retidão. São aqueles que um homem aprendeu com seu pai. [Pt]
O homem é resistente, quando procede retamente. A verdade acompanha os seus passos. Ele abriga-se na Retidão jamais na moradia do cobiçoso. [Pt]
Se alguém for de condição social inferior, deve aproximar-se de um homem honesto. Se for um chefe político, aproveite as ocasiões para executar atos meritórios procedendo com retidão. [Pt]
Ninguém sabe do que se oculta em um coração. [Pt]
O QUE HAVIA DE MAIS ATUAL NO PENSAMENTO DE PTA-HOTEP?
O QUE PODEMOS TER HERDADO DESSE PENSAMENTO?
Ptah-Hotep foi o administrador do Egito (Tajti), durante a quinta dinastia, no governo do Faraó Djedkaré Isesi, entre 2380 e 2342 A.C. Já velho decidiu que deveria transmitir os seus conhecimentos para seu filho, pois este, como de costume na sociedade egípcia, herdaria o posto do pai. Assim criou a obra que ficou conhecida como “As Máximas de Pta-Hotep”
ResponderExcluir“As Máximas de Pta-Hotep” é uma forma de guia comportamental para todos os níveis relacionais do ser humano, quer sejam familiares, profissionais, financeiros e sociais como um todo.
Ou seja, na prática, ele era um “coach”.
“Um coach é um profissional que exerce o coaching, uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional.” “É um profissional qualificado e que utiliza metodologias, técnicas e ferramentas do coaching para o benefício de uma empresa ou de um indivíduo” - Significado de Coach. Os ensinamentos atribuídos pelo Tajti passam por atividades comuns da vida da sociedade egípcia até ideais comportamentais, constituindo a idéia de que eles compõem a moral e ética. O desenvolvimento das aptidões de um indivíduo com a intenção de trazer sucesso para o mesmo é um pensamento notadamente atual. E contribui para a manutenção, desenvolvimento e conservação da nossa sociedade assim como contribuiu para a de Ptah-Hotep.
ALUNO: João Victor Rodrigues Darriba Fernandes Alonso
Referencias: http://soumundano.blogspot.com/2011/10/egito-as-maximas-de-ptah-hotep.html
https://www.significados.com.br/coach/
A sabedoria oriental antiga, posta em forma de conselhos ao invés de ordens, quer indicar um caminho para a compreensão de nós mesmos e para o alcance de uma vida mais harmoniosa e feliz. Em um de seus conselhos, que aqui se pontua, Pta-Hotep enuncia: “Não te exaltes para não seres humilhado”.
ResponderExcluirO conselho parece ser um ponto de partida para uma vida discreta, em que o foco seja o outro, talvez a comunidade, ao invés de centrada em si mesmo. A vaidade que, frequentemente, leva o ser humano a exaltar a si mesmo, em busca de aprovação, admiração, devoção, parece ter estado sempre presente nas culturas, ainda que em graus distintos.
Nas vestes suntuosas, nas moradias cada vez maiores, nas posses abundantes, as vidas têm sido colocadas como vitrines. No entanto, o sentimento de vaidade, de exaltação de si mesmo frequentemente vem acompanhado da humilhação como sendo “a dor derivada da não satisfação da vaidade” (GIKOVATE, 1987).
O pensamento de Pta-Hotep não poderia ser mais atual, dado que basta simples observação para perceber que se aplica a pessoas de diferentes culturas, lugares e tempos. De forma alguma seu pensamento ficou restrito à época em que foi escrito e às pessoas inseridas em sua cultura.
Na era da internet, a exaltação de si mesmo parece ter tomado proporções patológicas. As redes sociais têm funcionado muito mais como uma propaganda de si mesmo, do que se tem, do que se é, ou, principalmente, do que se deseja que o outro acredite que somos do que como mecanismo puro e simples de interação entre pessoas, é uma “feira das vaidades”.
A exaltação de si mesmo se tornou profissão com blogueiras e youtubers que ditam moda, tendências de consumo, influenciam opiniões e maneiras de ser. A superexposição das vidas dessas pessoas lhes rende dinheiro, fama, admiração, mas como “nem tudo que reluz é ouro”, tamanha exposição traz consigo um lado complicado com o qual lidar: as críticas.
Basta acessar qualquer rede social de um desses voluntariosos profissionais da superexposição para ver em meio a elogios, uma enxurrada de críticas, ao corpo, ao português, às opiniões, a todos os aspectos passíveis de serem criticados, a tal ponto que em certas ocasiões o que vemos é uma verdadeira sessão de humilhação dessas pessoas.
O fato de Pta-Hotep ter escrito “Não te exaltes para não seres humilhados” há milênios antes de nossa sociedade existir e ainda assim parecer um ótimo conselho para pessoas atuais mostra o quanto herdamos, como sociedade e em cada um de nós, tanto a tendência à superexposição e exaltação de si mesmos, como a crueldade com a qual julgamos a vida de pessoas que acabam se tornando alvos para a humilhação, quer tenhamos sido convidados a fazer isso ou não. Daí ser aplicável à sociedade atual um conselho escrito em uma sociedade tão antiga.
Referências
GIKOVATE, Flávio. Vício dos Vícios: Um estudo sobre a vaidade humana. 3ª. ed. São Paulo: MG Editores, 1987.
Aluna: Laila Alves de Oliveira