Zoroastro/Zaratustra
Que é pensamento bem pensado? É o pensamento do homem santo
e que Ele santifica diante de todas as outras coisas. Que é palavra
bem dita? É a palavra concebida pela Razão. Que é ação bem feita? É
a ação louvada por todos os que visam a retidão acima de tudo.
Quem me criou? Por quem fui feito? A violência e a rapina me
oprimiram e ultrajaram. Não tenho outro pastor senão Tu! Preparame, pois, a benção de Teu pastoreio!
Aplica teus ouvidos às coisas melhores, e contempla-as com visão
clara; entre duas crenças, que o homem se decida por si mesmo,
antes da Grande Consumação.
Se, ó mortais, observardes os mandamentos que Mazda ordenou - de
felicidade e bênçãos para os sinceros e sofrimento e punição para os
falsos - então sereis abençoados no futuro.
Possa Ahura Mazda, por seu domínio, conduzir-nos ao trabalho,
para que animais e homens prosperem, e através da retidão
possamos familiarizar-nos com o bom pensamento.
É mau quem é condescendente com o mal; é bom quem é bom para
os santos e deles faz seus amigos.
Perguntou Zaratustra: "Ó Construtor do mundo material: qual o
primeiro lugar onde sente a Terra a maior felicidade?” E Ahura
Mazda respondeu: "É o lugar onde um dos fiéis dá um passo
adiante."
A quem não cultiva a terra com o braço esquerdo e o direito, e com o
direito e o esquerdo, a Terra lhe dirá: "O homem: sempre estarás à
porta de estranhos, entre os mendicantes do pão; migalhas de pão te
serão trazidas pelos que tem fartura em profusão."
Quem tome um empréstimo sem a intenção de pagá-lo, iguala-se a
quem o roube.
"O Construtor do mundo material! Quantos em número são os teus
contratos, O Ahura Mazda?" "São em número de seis: o contrato da
palavra, o contrato da mão, o contrato da ovelha, o contrato do boi, o
contrato do homem, e o contrato do campo."
O homem que tem uma esposa está muito acima de quem vive em
continência; o que tem uma casa está muito acima de quem não tem
nenhuma; o que tem filhos está muito acima de quem não tem
nenhum; e o que tem bens está muito acima de quem nada tem.
De dois homens, o que bem se alimenta recebe o bom pensamento
melhor do que aquele que não se alimenta; como homem, o primeiro
vale mais do que o segundo.
Depois da vida, o maior bem para o homem é a pureza.
A pureza é a religião de Mazda para quem limpa sua alma com bons
pensamentos, boas palavras, e boas ações.
O cão reúne o caráter de sete categorias de pessoas; o sacerdote, o
guerreiro, o pastor, o cantor ambulante, o ladrão, a meretriz, e a
criança. Como o sacerdote, ele come o que sobra e se satisfaz com
pouco; como o guerreiro, ele marcha na frente, pronto para o
combate; como o pastor, ele vigia, e é o primeiro a sair de casa e o
último a voltar; como o cantor ambulante, é malcriado e ofende
quem se lhe aproxima demasiado; como o ladrão, ele ronda no
escuro e é um descarado comedor; como a meretriz, ele gosta de
esganiçar e perambular pelas ruas; como uma criança, ele gosta de
dormir, tranquilo e confiante, e de cavar o chão com as patas.
Nenhuma casa pode subsistir na terra, feita por Ahura, a não ser que
abrigue o cão pastor e o cão de guarda.
Se um homem conhecer uma donzela e ela Se engravidar, e ele lhe
disser: "Vai até a parteira e pede-lhe drogas que provoquem o
aborto", e a donzela assim proceder, o pecado cairá na cabeça dos
três: do homem, da donzela, e da parteira.
Nas três excelentes coisas se deve estar sempre atento: bons
pensamentos, boas palavras, e boas ações; contra três abomináveis
coisas se deve estar sempre de guarda: maus pensamentos, más
palavras, e más ações.
Quando um homem a quem o crente pede um óbulo, nada lhe dá,
por pouco que seja, das riquezas que acumulou, esse homem faz os
demônios conceberem.
Quando um homem, sem ser solicitado, bondosa e piedosamente, dá
algo a qualquer dos crentes, por pouco que seja, das riquezas que
acumulou, ele destrói com a isso a prole dos demônios.
Se a morte chega ao meio-dia, a cura pode chegar à tarde. Se a morte
chega à tarde, a cura pode chegar à noite. Se a morte chega à noite, a
cura pode chegar de manhã.
A Palavra Sagrada te resguardará do mal.
A vontade do Senhor é a lei da justiça.
O QUE HAVIA DE MAIS ATUAL NO PENSAMENTO DE ZOROASTRO?
O QUE PODEMOS TER HERDADO DESSE PENSAMENTO?
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A religião Zaratustra nasceu na Persa no século VI a.C pelo profeta Zoroastro. Essa religião acreditava em um criador, esse criador chamado Ahura Mazda. Tendo como inimigo Ahriman o destruidor, ganancioso rei das trevas. Nesse sentido, os que fazem o bem se aproximam do criador Mazda. E os que fazem atos malignos se aproximam de Ahriman. Em primeiro lugar, o que há de mais atual é o pensamento criacionismo enraizado na nossa sociedade tanto no cristianismo como no islamismo e a disputa entre forças entre o bem (Deus/ Alá) e o mal (Diabo/Serpente). Logo o pai celestial (Deus), criou todas as coisas, assim como Mazda fez todas as coisas. Outro ponto a ser ressaltado é a disputa de forças, em que Deus (Ahura Mazda) é um ser supremo do bem, e o Diabo (Ahriman) é o destruidor dos lares. Por ultimo, Assim como a religião Zoroastro abomina o abordo, o cristianismo Ocidental não aceita essa pratica alegando ser um ato pernicioso ao feto. Torna-se evidente, portanto que a nossa sociedade herdou o pensamento do profeta Zaratustra na questão entre o bem e o mal, aos que fazem atos bondosos são contemplados com bondade e quem pratica o mal recebi o mal. Outro ponto é a questão da interrupção da gravidez, em que é considerando ato pecaminoso naquele período, do mesmo modo nos dias atuais as religiões pentecostais rejeitam essa pratica. Por fim, herdamos o monoteísmo, assim como eles acreditavam em Mazda como Deus único, os cristãos acreditam em um Deus supremo.
ResponderExcluirAntonio Cicero Oliveira Custodio- 201810162611
Antiguidade Oriental
Fontes:http://quem-escreveu-torto.blogspot.com/2017/06/zoroastro-revelacao-de-ahura-mazda.html
http://os-olhos-de-ulisses.blogspot.com/2007/04/ahura-mazda-e-angra-mainyu-o-conflito.html
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ResponderExcluirAnalisando o Avesta, e mais especificamente o Gathas, como a base que explica a religião oficial do Império Persa, desde o século VI a.C. As canções compostas por Zoroastro mostram um tipo de conhecimento mítico que já estamos familiarizados, como o bem (asha) lutando contra o mal (druj), um dualismo baseado na figura de Ahura Mazda, bem, e Angra Mainyu, mal, e tal dualismo que passa da luta de uma luta espiritual do ser humano consigo mesmo para todo o mundo material. E mesmo existindo essa disputa Mazda é considerado um ser muito superior a qualquer outro e desta forma quem fizesse o bem seria compensado e quem fizesse o mal seria punido, o que implica num livre arbítrio. O conceito de Juízo final também se torna presente e nessa mitologia após a destruição do grande inimigo, o asha vai ser o único existente junto das pessoas que decidiram o seguir numa nova Terra.
ResponderExcluirA cultura grego-judaica que é a base do pensamento ocidental bebeu nessa fonte oriental em suas duas bases (na judaica, provavelmente, devido a influência pós exílio e na helenística com todo o contato que teve com Império Persa), o que põem a religião de Zoroastro indiretamente presente na maneira que até hoje nós assimilamos nossos valores morais, filosóficos e diretamente religiosos, já que as religiões monoteístas acabam por dividir uma moral semelhante. Logo, não nos é estranho quando Mazda exalta a atitude de quem faz caridade para os seguidores menos afortunados, sendo dito que como um combate ao próprio mal, que se assemelha a passagem em Tiago 2:14-17 “De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.” (mesmo sendo uma passagem do Novo Testamento), ou como em Provérbios 15:26 “O Senhor detesta os pensamentos dos maus, mas se agrada de palavras ditas sem maldade.” e “Nas três excelentes coisas se deve estar sempre atento: bons pensamentos, boas palavras, e boas ações; contra três abomináveis coisas se deve estar sempre de guarda: maus pensamentos, más palavras, e más ações.” também mandamento de Mazda.
A herança do zoroastrismo é enorme, principalmente nos dogmas religiosos, como visto nos parágrafos acima, e o pensamento moral de uma busca pela harmonia social, até em ambientes mais laicos, existe, como Direitos Humanos, mesmo não tendo como objetivo atender a um desejo divino traz toda uma concepção de certo e errado, bem e mal, para moralidade da sociedade atual.
SOARES, Dionísio Oliveira; Mazzarolo, Isidoro. A apocalíptica no Zoroastrismo, Judaísmo e Cristianismo: uma análise das relações entre o Avesta, Dn 12,1-3 e Mt 27,51b-53 quanto à ideia da ressureição. Rio de Janeiro, 2011. Tese de Doutorado- Departamento de Teologia, Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro.
FERNANDES, Edrisi; Zoroastro, o Grego: Zaratustra na percepção grega e helenística.
Maria Manuela Vitoria Fonseca Lourenço /201810165411